Institucional

História


A Unidade Educacional Colégio Imaculada Conceição faz parte do SAGRADO – Rede de Educação, que em sua ação educativa prioriza uma educação que passa pelo coração e está há mais de onze décadas no coração de Santa Felicidade.

O Colégio Imaculada Conceição foi, desde sua origem, um centro irradiador de cultura e espírito cristão. Trata-se de uma escola que marcou cada passo de sua gente e sua história.   No dia 04 de novembro de 1900, Madre Clélia Merloni, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, enviou ao Brasil quatro irmãs pioneiras: Ir. Josefina D’Ingenhein, Ir. Irene Viganó, Ir. Eufrozina Invernize e Ir. Carolina Squasi, para trabalhar numa escola paroquial, em Curitiba, Santa Felicidade. A Escola Paroquial foi fundada no dia 08 de dezembro de 1900. Assim, as quatro primeiras Irmãs Apóstolas iniciaram uma obra de amor, que foi o ponto inicial da ação educativa do Instituto no Brasil.



A chegada das Irmãs foi produtiva e emocionante. No dia 06 de dezembro teve início a inscrição das crianças para a escola. As aulas iniciaram no dia 08 de janeiro 1901, quando 60 educandos ocuparam a sala de aula na casa das Irmãs. As Apóstolas dedicavam-se ao ensino da leitura e escrita, cálculo, bordado, costura e catequese, tudo em italiano, pois a Congregação tinha como objetivo manter viva a língua entre o povo imigrado.

Em 1902, algumas famílias pediram às Irmãs uma educação acadêmica e religiosa mais aprimorada para as suas filhas. Então, inaugurou-se um internato na residência das Irmãs. As 200 meninas com as quais as Irmãs trabalhavam, eram de temperamento dócil, cheias de entusiasmo, facilitando assim a orientação para o bem. Eram atentas às aulas e, com isso, ganhavam conhecimento intelectual e moral.



De 1900 a 1938, a casa das Irmãs foi Escola Paroquial, passando mais tarde a denominar-se Externato Santa Felicidade, abrangendo as quatro primeiras séries. Nesse período ofereceu também o Curso Normal e Científico em regime de externato e internato. Sempre respondeu às necessidades de cada época, oferecendo Curso Normal para formação de educadoras, internato para jovens de regiões mais distantes e o externato para os filhos dos colonos.

No ano de 1957, foi inaugurada a primeira ala do prédio destinada ao ginásio e, homenageando a Mãe de Deus, a escola passou a chamar-se Ginásio Imaculada Conceição. Inicialmente as construções, reformas e pinturas eram realizadas pelos primeiros colonos que, com alegria e disposição, aos sábados, domingos e nas “tardinhas” generosamente vinham ajudar as Irmãs a erguerem novas salas para abrigar mais e mais educandos. As pedras, tijolos, telhas e paredes que tecem esta construção centenária foram corajosamente carregados pelas Irmãs e educandos nos intervalos de tantos recreios. São inúmeras as recordações dos primeiros tempos!

Em 1973, recebeu o nome de Escola Imaculada Conceição, oferecendo à comunidade de Santa Felicidade a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.